Tênis

Moderadores: Admin, ReporterABC, PHT

Tênis

Mensagempor Mundaka » 22/03/2012 20:01:19

Tênis

História


O jogo atual de tênis originou-se no século XIX, na Inglaterra. Porém, muitos historiadores acreditam que a origem do esporte data o século XII, na França, contudo usava-se a mão para bater na bola. No final do século XVI começou-se a usar raquetes para bater na bola e o jogo passou a ser chamado de "tênis", do francês antigo Tenez, que pode ser traduzido como "segure" ou "receba". O jogo era popular na França e na Inglaterra, onde era praticado em locais cobertos, onde a bola não batesse em uma parede. Mais tarde, o jogo seria chamado se "tênis real".[1]
O torneio mais antigo de tênis no mundo, o Torneio de Wimbledon, foi realizado pela primeira vez em Londres em 1877.[2] Essa primeira edição gerou um debate sobre a padronização das regras do esporte.
Em 21 de Maio de 1881, a United States National Lawn Tennis Association foi fundada para padronizar as regras e organizar as competições. O U.S. National Men's Singles Championship, hoje o US Open de tênis, foi realizado pela primeira vez em 1881, em Newport, Rhode Island. O torneio feminino se estabeleceu em 1887. O esporte também era popular na França, com o Aberto da França datando de 1891. Assim, Wimbledon, o US Open, o Aberto da França e o Aberto da Austrália (de 1905) tornaram-se os eventos de maior prestígio no tênis, algo que se mantém até hoje. Juntos, esses torneios são chamados de Majors ou Slams (termo retirado do basebol).
As regras mais abrangentes foram promulgadas em 1924, pela Federação Internacional das Regras de Tênis, hoje conhecida como Federação Internacional de Tênis, e se mantém até o dias atuais, com a principal alteração sendo a adição do tie-break, desenvolvido por Jimmy Van Alen. No mesmo ano, o esporte se retirou dos Jogos Olímpicos, tendo retornado somente em 1984, como um evento promocional. O sucesso do evento foi tão grande que o COI decidiu reintroduzir o tênis como um esporte olímpico na edição de 1988, em Seul. A Copa Davis, a principal competição internacional entre as federações nacionais, exite desde 1900. A versão análoga para as mulheres é a Fed Cup, iniciada em 1963.
Em 1968, após denúncias de lavagem de dinheiro envolvendo tenistas menos expressivos, iniciou-se a era aberta, onde todos os jogadores poderiam competir em todos os torneios. Com o estabelecimento da era aberta, também iniciou-se o circuito profissional internacional, aumentando a receita e a popularidade do esporte pelo mundo.


Uma partida de tênis pode ser uma partida de simples (um contra um) ou duplas (dois contra dois). Um sorteio antes do início do jogo define o jogador/dupla que começará servindo e o que começará sacando. O jogo é dividido em sets/partidaPE, games e pontos. O set é ganho pelo primeiro jogador/dupla a atingir 6 games, com dois games, no mínimo, de diferença para o adversário. Caso haja empate no set de 6-6, será disputado um tie-break, no qual o jogador que vencer 7 pontos primeiro, com uma diferença de dois pontos para o adversário, ganha o set. Em caso de diferença menor a dois pontos, segue-se o tie-break até que a diferença seja cumprida. Pode-se também, em casos especiais pré definidos (sempre no último set do jogo), jogar-se um Super Tie-Break, onde aquele que atingir 10 pontos, com uma diferença de dois para o adversário, ganha. Os jogos oficiais podem ter de dois a cinco sets.
O game é uma soma de pontos. No mínimo quatro pontos são disputados no game. A contagem é feita por 15-30-40-game. Caso chegue-se a uma contagem de 40-40, o jogador que vencer dois pontos seguidos vence o game. O ponto começa a ser disputado quando o jogador que está sacando joga a bola para o outro lado da rede, de modo que ela caia dentro da área de serviço. São duas tentativas para se iniciar o ponto, caso contrário perde-se o ponto. Perde-se o ponto quando: a bola não ultrapassa a rede; a bola pinga fora dos limites da quadra; a bola pinga duas vezes dentro de um dos lados da quadra. Somente a raquete pode tocar a bola (exceto no saque, onde o lançamento da bola é feito com as mãos).





Raquete de tênis e 2 bolas
Em 1583, surge a primeira raquete com encordoamento vertical, como as de hoje, em substituição ao transversal. A raquete desenvolvida pelo neerlandês Mitelli, em 1675, tem o cabo mais longo em relação à área de impacto. O aparecimento da raquete com cabo liso, em 1891, ajuda a evitar as habituais torções no pulso. No fim do século XIX, acontece uma grande revolução no formato: o lançamento dos primeiros modelos ovais. A área de batida das bolas também se renova. Os minúsculos quadrados do encordoamento se multiplicam. Inspirada em instrumentos musicais italianos, a raquete de 1930 é apresentada com um novo desenho.
Esse desenho ficou conhecido por ter uma aparência de "panelões", raquetes com cabo metálico e área de impacto maior para facilitar o jogo. Hoje em dia, a raquete mais moderna tem a abertura na armação que reduz a resistência do ar, a área de batida é menor e a corda mais fina.
A superfície de contato deve ser plana e ser formada por um padrão de cordas cruzadas conectadas à moldura da raquete. O padrão de encordamento deve ser uniforme. As raquetes não devem exceder 73,7cm de comprimento, incluíndo o cabo; 31,7cm de largura. A superfície de contato com a bola não deve exceder 39,4cm de comprimento e 29,2cm de largura. A raquete, incluíndo o cabo e as cordas, não deve conter qualquer dispositivo que possa mudar o formato dela, ou para alterar a distribuição de peso, ou qualquer outro meio que possa interferir no desempenho do atleta.

Final do torneio de Indian Wells o Master 1000

Federer bate John Isner e é tetracampeão em Indian Wells

O suíço Roger Federer venceu John Isner na final do Masters 1000 de Indian Wells e conquistou seu quarto título do torneio americano. Com tranquilidade, o ex-número 1 do ranking da ATP fez 2 sets a zero, parciais de 7/6 (9-7) e 6/3, e somou sua 16ª vitória consecutiva em 2012, ano em que tenta voltar ao topo do ranking da ATP

Este foi o 73º título de Federer, o terceiro consecutivo, após suas vitórias em Roterdã e Dubai. Em Indian Wells, o suíço já tinha levantado o troféu em em 2004, 2005 e 2006. Além disso, Federer se torna o primeiro tetracampeão da história do torneio e ainda leva 1 milhão de dólares (R$ 1,8 milhões) para casa.
No primeiro set, após a disputa de cinco games, uma chuva paralisou a partida durante 11 minutos. No retorno do jogo, o tenista da casa, com um de seus potentes saques, salvou um set-point do representante suíço e levou a decisão para o tie-break, no qual não resistiu e deixou Federer fechar com 7/6 (9-7).
Na segunda parcial, John Isner sofreu dois break-points de Roger Federer e, mandando uma bola na rede, viu seu oponente fechar a partida, com 6/3 no placar.
Nos números totais do confronto, Federer conseguiu um excelente aproveitamento de 94% dos pontos após seu primeiro serviço, salvando ainda todos os três break-points que Isner teve a oportunidade de anotar. O suíço conseguiu ainda quebrar o saque do americano por duas vezes. Mesmo com um dos mais potentes serviços no circuito, John Isner conseguiu somente quatro aces contra Federer.
Dos 73 títulos da carreira de Roger Federer, 19 deles foram em disputas de Masters 1000. Em 2012, já contabilizando o título em Indian Wells, o suíço já levantou três canecos. Um no ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e o outro no ATP 500 de Roterdã, na Holanda.
Já John Isner perdeu a sexta entre nove finais que disputou no circuito, mas mesmo não tendo sido campeão em Indian Wells já vai conseguir entrar no Top 10 do ranking da ATP, após superar o número 1 Novak Djokovic na semifinal.
Avatar do usuário
Mundaka
 
Mensagens: 244
Registrado em: 09/01/2011 12:59:19

Re: Tênis

Mensagempor Mundaka » 21/05/2012 16:46:28

Em final atrasada, Nadal supera Djokovic, retoma soberania e leva o hexa em Roma

O espanhol foi muito bem nesya segunda-feira e bateu o sérvio por 2 sets a 0 (7-5 e 6-4)


Em final atrasada, Nadal supera Djokovic, retoma soberania e leva o hexa em Roma



Aplaudido por Djokovic, Nadal levanta a taça do Masters 1000 de Roma

Depois de ter a final atrasada por conta da chuva, o Masters 1000 de Roma voltou a ter um soberano. O espanhol Rafael Nadal fez um jogo excelente na manhã desta segunda-feira, bateu o sérvio Novak Djokovic por 2 sets a 0 (7-5 e 6-4) e levou o hexacampeonato na capital italiana.

Depois de ver a decisão adiada pela chuva no domingo, Nadal começou com tudo nesta segunda-feira e ainda contou com certo descontrole emocional de Djokovic. Como já havia feito no decorrer da semana, o sérvio quebrou mais uma raquete no final do primeiro set, irritado com os próprios erros.

Os pontos de graça dados ao adversário foram um verdadeiro pesadelo para Djokovic nesta segunda. O sérvio cometeu 41 erros não forçados, 20 a mais que Rafael Nadal. Além disso, foram quatro duplas faltas do número um do mundo. A última delas, inclusive, acabou decidindo o jogo.

Nadal voltou a mostrar nesta segunda que é um especialista no saibro. Com o sexto título em Roma (já havia levado o torneio em 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010), o espanhol tem agora 39 finais neste tipo de piso e apenas quatro derrotas.

Mais que isso, Rafael Nadal ainda quebrou um recorde de Roger Federer e se isolou como o tenista com mais títulos de Masters na história do esporte: são 21 agora. O espanhol ainda voltou a superar o suíço e reassumiu o posto de número 2 do mundo.
Avatar do usuário
Mundaka
 
Mensagens: 244
Registrado em: 09/01/2011 12:59:19

Re: Tênis

Mensagempor Carioca » 05/06/2012 08:56:38

Eu só assisto aos jogos da Sharapova.
Imagem Imagem Imagem
Avatar do usuário
Carioca
VELHA GUARDA DO FSD
VELHA GUARDA DO FSD
 
Mensagens: 999
Registrado em: 13/03/2003 13:09:00

Re: Tênis

Mensagempor Mundaka » 05/06/2012 09:09:44

Carioca vc têm bom gosto....


As minha prediletas.



As jogadoras de tenis RUSSAS, sempre foram as mais gatas...qual é a sua preferida..?
algumas dicas:
http://images.google.com.br/images?q=Ann
Anna Kournikova

http://images.google.com.br/images?q=sha
Maria Sharapova

http://images.google.com.br/images?hl=pt
Anastassia Miskina

http://images.google.com.br/images?q=Sve
Svetlana Kuznetsova
Avatar do usuário
Mundaka
 
Mensagens: 244
Registrado em: 09/01/2011 12:59:19

Re: Tênis

Mensagempor Mundaka » 05/06/2012 09:21:17

Essa não é RUSSA,mas é linda e é a mais bunduda e pernuda do circuito....

Baixinha gostosa do caralhoo sem conta q é linda.Se chama Dominika Cibulkova

Essa Eslovaca é tudo de bom



http://esporte.uol.com.br/album/musa-to ... album.jhtm


http://esportes.terra.com.br/tenis/noti ... arros.html
Avatar do usuário
Mundaka
 
Mensagens: 244
Registrado em: 09/01/2011 12:59:19

Re: Tênis

Mensagempor Pyriel » 05/06/2012 11:44:06

De todas eu ainda sou mais a Sharapova e na sequência não muito atrás a Kournikova
"Ali estavam eles, pelos lados dos montes, unidos
Para assistir meu fim. Eu, uma moldura animada
Para mais um quadro! Numa súbita labareda
Eu os vi e reconheci a todos. E, destemido,
Deixei meus lábios formarem um bramido"
Robert Browning
Avatar do usuário
Pyriel
VELHA GUARDA DO FSD
VELHA GUARDA DO FSD
 
Mensagens: 398
Registrado em: 13/03/2004 11:55:00
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Tênis

Mensagempor Carioca » 05/06/2012 11:47:53

O Bronson já me confessou que prefere a Pirokova.
Imagem Imagem Imagem
Avatar do usuário
Carioca
VELHA GUARDA DO FSD
VELHA GUARDA DO FSD
 
Mensagens: 999
Registrado em: 13/03/2003 13:09:00

Re: Tênis

Mensagempor mendigo do pânico » 06/06/2012 09:59:45

Eu prefiro aquela russa, KOMUKU ATENACOVA.
Abraços
Avatar do usuário
mendigo do pânico
CHUPIM DO FSD
CHUPIM DO FSD
 
Mensagens: 31
Registrado em: 20/10/2010 15:59:41

Re: Tênis

Mensagempor carloscesar » 03/08/2012 17:08:19

Avatar do usuário
carloscesar
VETERANO DO FSD
VETERANO DO FSD
 
Mensagens: 321
Registrado em: 12/06/2006 18:19:59

JOGÃO

Mensagempor matusalem » 20/01/2013 22:37:27

QUE JOGO!!!

Djokovic X Wawrinka – Australian Open 2013


http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... m6RcEwPXc#!
matusalem
 
Mensagens: 84
Registrado em: 02/02/2009 13:12:39

  • Quem está online
  • Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

Voltar para Futebol e outros esportes