Finanças no mundo do futebol

Moderadores: Admin, ReporterABC, PHT

Finanças no mundo do futebol

Mensagempor El PaTRio » 26/08/2009 20:05:20

NO tópico do Corinthians o Eros trouxe uma matéria sobre o balanço dos clubes brasileiros em 2008, oq trouxe uma discussão fora do contexto. E como esse assunto é interessante sugiro que o discutamos em um tópico separado. Então vamos lá...

O Corintiano se orgulha de ter uma torcida fanática e fiel, mas de que adianta se essa torcida não gera recursos suficientes para que o clube possa manter um grande elenco e ampliar seu patrimônio?? Os são paulinos se orgulham de que o clube tem o maior estádio particular do mundo. Mas de que adianta ter esse estádio se ele vive vazio??

Segundo matéria de "O Lance" o Real Madrid, clube mais rico do mundo, com receita de 365,8 milhões de euros. O Santiago Bernabéu teve a maior médida de público na temporada 2007/2008 (76.200) e rendeu 101 milhões de euros. O estádio foi o maior responsável pela ampliação das receitas do clube e gerou novos 18,8 milhões de euros no período.

Diz ainda a matéria:

Os milionários clubes europeus costumam encher seus estádios ao investirem na modernização e na fidelização de sócios. No entanto, a maior parte da receita destes clubes vêm de patrocínios, recursos de marketing e contratos televisivos.

No entanto, manter um time vencedor gera custos altos, como podem verificar nessa outra matéria de 2007:

http://extra.globo.com/blogs/futebol/po ... 47984&a=99

É grave a crise no futebol espanhol. A iminente falência do Deportivo La Coruña é apenas a ponta do iceberg. A dívida declarada do Real Madrid já chega a 180 milhões de euros e a do Barcelona, a 280 milhões. O total devido pelos clubes da Primeira Divisão já chega a 780 milhões de euros. E vejam que em pesquisa divulgada pela Deloitte Consultoria os dois aparecem como os dois clubes que mais arrecadaram no mundo, na temporada 2005/06. O Real Madrid faturou 292,2 milhões de euros e o Barcelona, 259,1 milhões. Isso, sim, é que eu chamo de malversação...

Claro que o pobre torcedor brasileiro não pode competir com o endinheirado torcedor europeu com seus euros. Mas mesmo os nossos torcedores endinheirados ou de classe média, não tem os mesmos hábitos dos fanáticos torcedores europeus. A campanhas de sócio torcedores por aqui, com exceção do INternacional, são um fiasco. Por aqui ainda há os que acreditam que ganhará campeonatos o clube com a torcida mais fanática oq, para nossos padrões e mentalidades, significa gritar mais alto, fazer cantorias ou invadir cts para bater em todo mundo. Pobre e ignorante torcedor brasileiro.

Em tempos de futebol profissional, frio e calculista, essas bobagens não fazem a menor diferença, tanto é que o Corinthians foi parar na segunda divisão e o Flamengo não ganha mais nada. O Atlético MIneiro idem e o Bahia sumiu do mapa.

Aquela viadagem de avalanche da torcida do Grêmio não faz frente aos 80 mil sócios torcedores do seu rival. Torcida ganha jogo? Claro, quando essa torcida fornece recursos $$$ para o clube, seja comprando produtos oficiais, seja indo em jogos, pagando paper view ou se associando ao clube.

Quem precisa de loucos é o manicômio, os clubes precisam de torcedores lúcidos dispostos a gastar com coisas relacionadas ao time do coração.
Habito um porão sombrio. Vago perdido na noite. Fujo do frio que faz trincar os ossos a procura de um abrigo quente que é o sexo de uma mulher. Ela tem cabelos pretos, rosto bonito e pele clara. É a ceifadora de vidas. Sou um rato e fodo com ela.O frio se vai
El PaTRio

Re: Finanças no mundo do futebol

Mensagempor ASTURIAS » 27/08/2009 11:40:41

A questão do público no estádio é um ponto interessante de receita. Uma entrada na arquibancada no Maracanã que será um setor "popular" custa R$40! :shock: Somando-se a isso outros custos pode colocar que vai se gastar pelo menos R$50 isso se for sozinho. Quanto deve custar para assistir a um jogo do Real em condições iguais? E em SP meus amigos a quantas andas o custo/jogo?

Vejam que ainda não entrei no mérito do horário que é outra coisa que inibe a ida aos estádios.

Parabéns ao El Pátrio pelo tópico pertinente! :yes:
Imagem

Sócio nº 63 do CLNT - Clube Língua no Toba
ASTURIAS
EX-COORDENADOR DO FSD
EX-COORDENADOR DO FSD

Mensagempor Descasado Recente » 27/08/2009 14:44:13

Eu posso falar por mim.
Ha anos não vou a um estádio de futebol e listo os motivos.

Não querer se estorquido por flanelinhas por falta de estacionamento.
Ninguem respeitar a numeração dos lugares.
A estupidez cabal das torcidas organizadas.
A falta de banheiros.
A falta de lugares confiáveis para se comer.

Assino o PFC da Sky e vejo os jogos no meu home theather, bebendo cerveja gelada, e usando meu banheiro.
A Juventude, nas mulheres, é o principal atributo de beleza; Nos homens, no entanto, é uma deficiência que só o tempo cura.
Eu, que ando de passo leve para não acordar o dia. Sou, da noite, a companhia mais fiel que ela queria.
Mulher, se não for puta, nem para a cara eu olho.
  eu gosto de cu  
Descasado Recente
VELHA GUARDA DO FSD
VELHA GUARDA DO FSD

Mensagempor Red Angus » 27/08/2009 14:51:22

Asturias,

as coisas por aqui são diferentes em cada clube.
O ticket médio (valor médio do ingresso entre todos os clubes) paulista gira em torno de 30 reais, sendo que alguns clubes possuem facilitadores como programa de sócio-torcedores, ou incentivos como meia-entrada para estudantes ou idosos.
Não sei como está o Maracanã depois da reforma para o Pan, mas estive no Engenhão e não acho que valha o valor cobrado pelo Botafogo.
Aqui em SP, pelo serviço oferecido, os setores Visa do Morumbi e Palestra Itália são os melhores locais em arquibancadas.
Pelas instalações apresentadas, diria que o melhor custo-benefício está na Arena Barueri, pelo que oferece.

No Brasil, se os atleticanos do paraná soubessem cuidar um pouco mais da Arena da Baixada, ela estaria em melhor apresentação aos visitantes. Como visitante, o estádio deixa a desejar, como a maioria de todos os estádios no país. Mas como torcedor do Atlético, as dependências lembram em muito estádios de primeiro mundo. Mas como disse, eles não cuidam/tratam como tal.

Estádios em outros estados ainda estão um pouco obsoletos.
É apenas a minha visão.
abraços
PORQUE BOI DE VERDADE, SÓ TEM UM.
RED ANGUS. AQUI, A CARNE É NOBRE.

Sócio nº 100 do CLNT - Clube Língua no Toba
:beijunda:
Red Angus
COORDENADOR DO FSD
COORDENADOR DO FSD

NEO QUIMICA firma patrocínio com o Corinthians

Mensagempor Kunta-Kin-The » 31/01/2010 22:28:55

E, por falar em finanças no futebol
Dados extraídos daqui.
Neo Química Genéricos vai patrocinar o Corinthians
Ação faz parte da estratégia de crescimento da marca
A Hypermarcas anunciou nesta quinta-feira (12) que fechou um contrato de patrocínio com Corinthians para estampar quatro marcas na camisa do clube no ano de seu centenário.
De acordo com a empresa, a marca Neo Química Genéricos, comprada pelo grupo em dezembro, será a principal patrocinadora do time paulista, estampando o peito e as costas da camisa oficial.
A empresa diz que a aposta na marca Neo Química nos locais de maior exposição reforça a estratégia de crescimento do grupo no mercado de genéricos.
Em nota, o presidente-executivo da Hypermarcas, Claudio Bergamo, diz que o patrocínio faz parte de uma série de iniciativas previstas para o biênio 2010-2011 para a Neo Química Genéricos, que já investia no futebol, patrocinando o Goiás.

#-o
Em Goiânia, num é bem visto com bons olhos esta parceria com o Goiás, embassada em abundantes suspeitas.
"Mas aqui ainda é o velho FSD , um forum feito por pessoas de boa fé para pessoas de boa fé .
Diversão sempre !!!"
(by meu meio-irmão mesmo Montana)
Imagem
Kunta-Kin-The
VELHA GUARDA DO FSD
VELHA GUARDA DO FSD

Mensagempor Cowboy/38 » 01/02/2010 06:34:26

Se ainda fosse uma marca conhecida, como Coca-Cola, Macdonald's, Ford ou na mesma linha eu entenderia o desembolso de trinta e oito milhões de reais em patrocínio, mais um valor não determinado a título de bônus.
Posso estar enganado, mas tomara que o Curintia não tenha embarcado em outra canoa furada...
... eu gosto é de catapulta!!!!
Imagem
Cowboy/38
VELHA GUARDA DO FSD
VELHA GUARDA DO FSD

Mensagempor palestrino » 01/02/2010 09:25:56

Caralho, tava reparando na camisa do curintxa, que parece macacão de piloto de fórmula 1.
ôceis só tem patrocinador de 2ª linha? Tá certo que a grana é preta, mas é interessante o mkt.
Acho que embaixo do número ainda cabia "Móveis Taurus", abaixo do fígado poderia vir "Jurubeba Leão do Norte" e do lado esquerdo cabe ainda "Camisaria Fascinius". Dai sim o curintxa ia sair do vremeio e concorrer com o Barcelona por contratações de peso.
palestrino
VELHA GUARDA DO FSD
VELHA GUARDA DO FSD

Mensagempor Cowboy/38 » 01/02/2010 11:05:37

fernandinho escreveu:Caralho, tava reparando na camisa do curintxa, que parece macacão de piloto de fórmula 1.

Ficou feio prá caralho!
As camisas que eu tenho do curintia, nenhuma delas tem nome de patrocinador nenhuma.
... eu gosto é de catapulta!!!!
Imagem
Cowboy/38
VELHA GUARDA DO FSD
VELHA GUARDA DO FSD

Mensagempor El PaTRio » 01/02/2010 18:45:24

Cowboy/38 escreveu:
fernandinho escreveu:Caralho, tava reparando na camisa do curintxa, que parece macacão de piloto de fórmula 1.

Ficou feio prá caralho!
As camisas que eu tenho do curintia, nenhuma delas tem nome de patrocinador nenhuma.

Depois a gente reclama e chamam a gente de saudosista. Essa copa são paulo de juniors me deixou contente, não só pelo fato do sp ter sido campeão, mas principalmente de ver a camisa do time sem patrocínio nenhum. Só o escudo aparecendo no meio do peito sem nada para ofuscar. Tá certo, é um mal necessário, mas porra, não precisa exagerar.

Por isso que só compro camisa retrô de time de futebol, que vem limpa, como nos velhos tempos. Nesse quisto pagou um pau pro Barcelona, aliás, acho errado eles colocarem a Unicef.
Habito um porão sombrio. Vago perdido na noite. Fujo do frio que faz trincar os ossos a procura de um abrigo quente que é o sexo de uma mulher. Ela tem cabelos pretos, rosto bonito e pele clara. É a ceifadora de vidas. Sou um rato e fodo com ela.O frio se vai
El PaTRio

Mensagempor matusalem » 11/01/2013 19:11:45

Itau BBA faz uma análise financeira dos clubes de futebol brasileiros

http://globoesporte.globo.com/platb/olh ... -itau-bba/
matusalem